domingo, 15 de fevereiro de 2015

Como Zeus destronou o Pai

Olá leitores :)
Hoje trago mais um pouquinho de mitologia Greco-Romana :D

Alguns à partes para ajudar a entender melhor o texto:

 -Campos de Eliseu: é o local onde os mortos afortunados, aqueles que agradaram aos deuses, gozam a mais feliz das existências.

-Amalteia: na mitologia, Amalteia foi a ninfa que possuiu a cabra Aix que cedeu o leite ao recém-nascido Zeus. Em uma variante da mitologia, a cabra é quem se chamava Amalteia, ou ainda, é que Amalteia é uma deusa teriomórfica (adoração a animais), possuindo chifres.





 

Reia e Crono
Crono era medroso como o seu pai, Úrano, e com maior razão. A mãe de Crono, Gaia, profetizou que um dos filhos dele haveriam de crescer para o destruir, ou talvez estas palavras tenham sido uma maldição saída da boca do pai mutilado. Crono e Reia tiveram seis filhos, três homens e três mulheres: Posídon (Neptuno), Hades (Pluto), Zeus (Júpiter), Héstia (Vesta), Hera (Juno) e Deméter (Ceres). Quando um dos filhos nascia, Crono engolia-o inteiro e ele permanecia no estômago, desamparado. Reia estava determinada a fazer com que Crono parasse de comer os seus filhos, mas esta tinha medo da enorme força do marido. Reia tinha de o destronar não pela força mas sim pela astúcia.


Amamentação de Zeus pela cabra Amalteia, de Nicolas Poussin
   Quando estava prestes a dar à luz o filho mais novo, Zeus, escondeu uma grande pedra dentro da cama e, quando Crono exigiu o recém-nascido, Reia entregou-lhe a pedra em seu lugar. Crono não se apercebeu do embuste, deve ter engolido a pedra de uma só vez. A mãe escondeu a criança numa gruta. A cabra Amalteia alimentou-o com o seu leite e as abelhas forneceram-lhe mel. Reia pediu às divindades inferiores, as Curetes, para protegerem a criança e, quando Zeus chorava, elas faziam tal barulheira com as espadas e com os escudos, que Crono não ouvia o choro do bebé.
  


Quatro Idades da Vida, de Pietro de Cortuna

  Logo que ele cresceu e teve força suficiente, forçou o pai a vomitar todos os bebés que tinha engolido e, seguidamente, atirou-o de novo para Tártaro. Alguns mitos defendem que Crono não estava aprisionado no Tártaro e que vivia no Eliseu. O procedimento dele para com os filhos não terá sido do agrado da geração seguinte de deuses, mas, apesar de Crono ter sido o pior dos pais, foi um generoso governante da humanidade. A época de Crono é chamada a Idade do Ouro, a era em que a terra produzia alimentos sem haver necessidade de trabalho, os homens não sabiam o que era o assassínio e viviam em paz uns com os outros. Logo que Zeus destronou o pai, iniciou-se a Idade da Prata e começou a haver as estações do ano. Seguiu-se a Idade do Bronze, uma era de guerra. Por fim, a Idade do Ferro, uma época de trabalho árduo e de injustiça, de crime e castigo. Atualmente, a humanidade continua a atravessar esta era.








Astreia e a sua balança
 
   -Curiosidade:
  A mais recente época do mundo, cheia de problemas e males, é chamada de Idade do Ferro, mas talvez fosse melhor chamá-la de Segunda Idade do Ouro, visto que muitas desgraças começaram quando o ouro tentou a humanidade pela primeira vez. Através das Idades do Ouro, da Prata e do Bronze, Astreia, a deusa da justiça, permaneceu na Terra, mas quando a idade do Ferro começou, ela concluiu que não poderia permanecer aqui por mais tempo. Agora ela brilha nos céus na forma da constelação Virgem. Astreia, em tempos, transportava um par de balanças com as quais ela pesava o certo e o errado. Hoje, as balanças de Astreia brilham perto dela, na forma de constelação Balança.

 
 
 
Bibliografia:
 
Livro "Mitologia: mitos e lendas de todo o mundo"
Livro "Dicionário de Mitologia Grega e Romana" de .
http://pt.wikipedia.org/wiki/Amalteia
http://mitologiagreganaweb.blogspot.pt/
http://pt.wahooart.com/@@/8XYS8P-Pietro-Da-Cortona-A-Idade-do-Cobre



Beijos,
-F

 


 

2 comentários:

  1. Ois miga,

    Sempre uma mais valia estas mensagens, continua :D

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Fiacha :)
      Vou continuar com certeza, até ajuda para a criação de novas histórias ;)
      Beijos,
      -F

      Eliminar

Translate