Olá leitores, hoje trago mais um pouco de mitologia.
Espero que gostem.
Espero que gostem.
Alguns à partes para ajudar a entender melhor o texto:
![]() |
Zeus. |
-Zeus enquanto filho: No último post de mitologia explicava que Zeus era o filho mais novo e que todos os seus irmãos tinham sido engolidos por Crono, o seu pai. Crono era medroso e, por isso, engolia os seus filhos mal eles nasciam. Quando Zeus derrotou o seu pai, todos os seus irmãos voltaram a nascer do estômago de Crono. É por isso que o deus dos deuses é considerado como sendo, simultaneamente, o mais novo e o mais velho dos filhos de Reia e Crono.
Antes de qualquer problema da raça humana ter começado, Zeus teve de negociar com os seus irmãos. Casou com a irmã Hera, deu o domínio do fogo do lar a Héstia e atribuiu a Deméter a responsabilidade das cearas e da fertilidade do mundo. Zeus dividiu o reino do universo entre si, Posídon e Hades. Posídon ficou com o dominio dos oceanos. Zeus tornou-se o deus dos deuses. A Hades foi atribuído o subsolo, contudo, este não ficou satisfeito com a sua parte e, por isso, este aparece tão pouco nos mitos gregos. O deus do subsolo mantinha-se, nomalmente, afastado dos outros deuses que, por sua vez, não estavam interessados em visitar o reino de Hades.
![]() |
Hades e o seu cão monstruoso Cérbero. |
![]() |
Pormenor de Zeus lançandos os seus Raios. |
Apenas quatro dos filhos de Gaia aceitaram Zeus como deus dos deuses. Os restantes entraram em guerra com os deuses do Olimpo e tudo indicava que iam ganhar exclusivamente pelo número. Zeus lembrou-se dos Gigantes de Cem Mãos e dos Ciclopes que continuavam aprisionados em Tártaro. Ofereceu-lhes a liberdade com a condição de os Gigantes lutarem ao lado dos deuses e dos Ciclopes forjarem uma arma a que nenhum deus, nenhum Titã e nenhum monstro pudesse resistir. Zeus não tardou a ter a sua arma pronta - os raios. Contudo, mesmo com esta ajuda, passaram dez anos até a guerra chegar ao fim e os inimigos do deus dos deuses serem aprisionados em Tártaro.
A guerra contra os Titãs tinha terminado, mas Gaia estava zangada com Zeus por se ter apossado do poder dos outros filhos, pelo que gerou mais dois filhos, Tífon e Encélado - Gigantes de Mil Cabeças-, estes podiam respirar fogo e empilhar montanhas. Os deuses do Olimpo ficaram aterrados com estes monstros e lançaram-se em fuga para o Egipto, disfarçados de animais. Hades, para escapar à atenção de Tífon, cobiu-se com um elmo da invisibilidade feito exclusivamente para ele pelos Ciclopes. O gigante Tífon apanhou Dionísio (Baco) de surpresa nas margens do Nilo e o deus saltou para o rio, transformando-se de imediato numa criatura cujo corpo era parte cabra e outra peixe, a constelação capricórnio comemora este acontecimento. Afrodite e Eros disfarçaram-se de peixes, este acontecimento também é comemorado com uma constelação - esta pela constelação Peixes. Zeus, Pai de todos os deuses, disfarçou-se de carneiro. Este último foi o único que arranjou coragem para voltar e combater cada um dos gigantes com a sua nova arma, os raios. Quando os gigantes foram derrotados, Encélado continuou a respirar fogo, estremecendo na sua prisão sob o Monte Etna, o que faz com que este seja um vulcão ativo. Sempre que este tenta libertar-se, a terra agita-se e cada vez que respira fogo a lava é lançada ao ar.
Curiosidade:
![]() |
Gaia, a deusa da Terra. |
-A Hipótese de Gaia: A ideia de que a Terra é uma deusa viva há muito que é rejeitada pela ciência e não teve qualquer interesse na evolução das ciências naturais. Porém, em 1979, James Lovelock publicou Gaia: Uma Nova Visão da Vida na Terra, um livro no qual demonstra algo parecido com a ideia de uma deusa natural da Terra. Por exemplo, ele avança com a hipótese de Gaia, segundo a qual tudo o que vive no planeta pode ser entendido como um organismo. Tal como os seres humanos regulam a temperatura do corpo, assim o planeta Terra parece regular a sua temperatura no valor adequado para que a vida continue a existir. A hipótese de Gaia fala de um planeta cuja superfície é propícia à vida tal como a deusa grega Gaia, a mãe e a protetora de toda a vida.
Bibliografia:
Livro "Mitologia e lendas de todo o mundo".
Livro "Dicionário cultural da mitologia Greco-Romana".
Beijos,
-F
-F