segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Dia das Bruxas

Olá caros leitores. Como sempre gostei do Dia das Bruxas, decidi por alguma coisa sobre esta ocasião. Ainda falta uns quantos dias, mas como hoje tive tempo decidi postar já ;)
Espero que gostem :D



Festejamos o Dia das Bruxas a 31 de outubro. Esta ocasião é originária da Irlanda. Os povos celtas acreditavam que, na véspera do Dia de Todos os Santos, os espíritos voltavam para as suas casas.

O Halloween foi levado para os Estados Unidos pelos colonizadores. É, hoje em dia, uma das mais populares festas nesse mesmo país. Fantasiados, as crianças (e alguns adultos) percorrem a vizinhança repetindo a frase “Trick or Treat?” e recebem doces.

Há várias lendas sobre este dia, tais como, o Cavaleiro sem cabeça, Vlad o Empalador, Slender Man e Jack O’Lantern (a lanterna de Jack).

Jack O’Lantern (a lanterna de Jack):
 

Geralmente, no dia 31 de outubro, o que mais se vê são abóboras com uma vela acesa. Essas abóboras são chamadas de Jack O’Lantern.

Reza a lenda que no dia 31 de outubro, um homem chamado Jack, um alcoólatra, bebeu excessivamente e como castigo pelos seus pecados, o Diabo veio buscar a sua alma. Desesperado, Jack implora por mais um copo de bebida e o Diabo concede. Jack estava sem dinheiro para o seu último copo de bebida, então ele pediu ao Diabo para transformar-se em moeda. O Diabo assim fez. Jack mal vê a moeda sobre a mesa, rapidamente guarda-a na carteira, que tem um fecho em forma de cruz.

Na noite de 31 de Outubro, do ano seguinte Jack estava voltando para casa quando o Diabo aparece. Jack, esperto como sempre fora, convence o diabo a pegar uma maçã de uma árvore. O diabo aceita e quando sobe no primeiro galho, Jack pega um canivete em seu bolso e desenha uma cruz no tronco. O Diabo promete partir por mais dez anos. Sem aceitar a proposta, Jack ordena que o Diabo nunca mais tente pegar a sua alma. O Diabo aceita e Jack o liberta da árvore.

Para seu azar, um ano mais tarde, Jack morre e vai para céu, mas a sua entrada é negada por S.Pedro. Sem alternativa, Jack vai para o inferno. O Diabo, ainda desconfiado e se sentindo humilhado, também não permite a entrada de Jack. Mas, com pena da alma perdida, o Diabo joga uma brasa para que Jack possa iluminar seu caminho pelo Limbo. Jack põe a brasa dentro de um nabo para que dure mais tempo e sai perambulando pelo Limbo.

 

Vlad Tepes III (Vlad, o Empalador):
 

O pai de Vlad III, Vlad II, era membro de uma ordem cristã ocidental chamada Ordem dos Dragões, criada por nobres da região para defender o território da invasão dos turcos. Por isso, Vlad II era chamado de Dracul – (dragão no português) – e, por consequência, seu filho passou a ser chamado Draculea (filho do dragão). A palavra “dracul”, entretanto, possuía um segundo significado (“diabo”) que foi aplicado aos membros da família Tepes por seus inimigos e possivelmente também por camponeses supersticiosos.

Vlad III era conhecido por sua crueldade. Um dia, dois súditos se esqueceram de tirar o chapéu para reverenciar o príncipe, foi por esse motivo que Vlad mandou pregar o chapéu em suas cabeças. Algumas lendas dizem que um dia Vlad viu um aldeão com a camisa toda suja e lhe perguntou se sua esposa era saudável. O aldeão respondeu que sim e sua mulher teve ambas as mãos decepadas, e Vlad arrumou outra esposa para o aldeão e a mostrou o que acontecera com a antiga para que servisse de exemplo. Vlad tinha costume em comer em frente de suas vítimas com os corpos empalados ouvindo seus gritos de agonia.

Muitas dessas histórias e lendas levam a crer que Vlad III seja Conde Drácula. Além disso, a cultura popular também colocou no conhecimento comum referências da Transilvânia, da Romênia e do nome Vlad à cultura do vampirismo moderno.

Já a crença de que Drácula é um morto-vivo meio zumbi nasceu de um facto pitoresco: em uma batalha, o Príncipe Vlad teria levado um golpe na cabeça, que o deixou em coma; alguns dias depois ele teria acordado como se nada tivesse ocorrido e voltou para o campo lutar contra os muçulmanos junto aos seus soldados.

 

Slender Man:
 


O Slender Man tem a aparência de um homem alto e pálido com braços e pernas extremamente longos. Ele também pode conter de quatro a oito longos tentáculos negros que saem das suas costas, embora entusiastas discordem sobre esse facto, algumas pessoas dizem que ele pode “contrair” estes tentáculos de acordo com a sua vontade.

Ele é descrito usando um fato preto muito parecido com os dos Homens de Preto (que também são uma lenda urbana) e, como o nome sugere, aparece muito magro e capaz de esticar os seus membros e o seu tronco para comprimentos desumanos a fim de colocar medo e seduzir as suas vítimas.
Uma vez que os seus braços estão estendidos, suas vítimas são colocados em uma espécie de estado hipnótico, onde essas pessoas ficam sem qualquer reação. 
Seu rosto é pálido e um pouco fantasmagórico. Seu rosto também é objeto de debate, algumas histórias dizem que ele pode mudar a própria face.
Normalmente as vítimas sonham com ele uma noite antes de misteriosamente desaparecerem.

 

O Cavaleiro sem Cabeça:

 
A sua lenda surgiu na Irlanda, onde era conhecido por ser uma mistura de homem e espírito, sem cabeça que era geralmente visto montando um cavalo negro, carregando sua cabeça em baixo de seu braço. Os olhos da cabeça são enormes, a boca está com um constante sorriso que vai de um lado a outro de sua terrível face.

A carne da cabeça tem a textura e o cheiro de um cadáver, é realmente assustadora assim como seu chicote de costelas humanas. Algumas lendas dizem que ele colocava velas dentro de crânios humanos ou em histórias mais modernas em abóboras ou em nabos) para iluminar seu caminho. Partes de seus ossos como das coxas foram perfurados. Ele guarda machados e espadas que consegue tirar das suas vítimas decapitadas.

Algumas pessoas já relataram o estranho ser espectral também dirigindo uma carroça, quando esta é também feita de restos humanos. Uma lenda diz que quando o cavalo do Cavaleiro Sem Cabeça para de correr, uma pessoa irá morrer. A cabeça dele grita o seu nome e, então, a vítima é decapitada.

Bibliografia

O que desejo fazer neste halloween:


                
 
 
 
 
 
                                                                                                                                            -F

4 comentários:

  1. vOlá,

    Muito bem, adorei a mensagem e fiquei a saber umas coisinhas sobre este dia que não sabia e já vi que tens mais um talento, gostas de fazer coisas a comemorar este dia, muito bem, gostei de saber....depois manda ai umas bolachinhas eheheh

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi
      O que interessa é que ficaste a saber mais alguma coisa :D
      Não tenho talento, tenho vontade de comer :b
      Quanto a mandar-te as bolachinhas, vou ver se encontro as receitas na net :) e
      depois mando-te a foto :b

      Eliminar
  2. lol, mas eu queria feitas por ti e sim gostei muito das histórias que estão associadas a este dia, sem duvida ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Temos de ver isso, depende de como correr :b
    Beijos

    ResponderEliminar

Translate